Como Ler a Bíblia e Entendê-la Mais Facilmente

como ler a biblia e entende-la mais facilmente

Como ler a bíblia e entendê-la mais facilmente, de um modo geral, não gosto de dicas sobre como entender a Bíblia.

Todo mundo quer dicas, truques e segredos que transformarão devoções em algum tipo de experiência mágica. Vivemos em uma sociedade de vida, onde constantemente queremos atalhos simples.

Não funciona assim da Bíblia.

Na realidade, o que mais precisamos é simplesmente ler e rezar de forma regular. Não há substituição para a persistência e o poder do Espírito Santo. Deus ilumina e aplica sua verdade aos nossos corações.

Mas quando se trata de tirar mais proveito da Bíblia, como entender a Bíblia por tudo o que vale a pena, para obter uma compreensão mais completa e holística das Escrituras, acho que as dicas podem ser úteis.

como estudar a biblia mais facilmente
Como estudar a bíblia mais facilmente

Como ler a bíblia e entendê-la mais facilmente com 18 dicas.

Esse é o objetivo deste artigo. Aqui estão 18 dicas, sem uma ordem particular, para ajudá-lo a mergulhar mais fundo na palavra de Deus.

Comece entendendo o contexto bíblico.

Este é um dos, se não o mais importante quando se trata de entender a Bíblia. Contexto. É. Tudo. O que eu quero dizer por contexto? Eu simplesmente quero dizer:

  • Onde um verso está dentro de um capítulo.
  • Onde um capítulo está dentro de um livro.
  • Onde um livro está dentro de uma cronologia.
  • Onde uma cronologia se enquadra na história de toda a Bíblia.
  • Onde uma seção se enquadra em um argumento lógico.
  • Onde uma palavra cai em relação a outras palavras.

Ler um verso fora do contexto quase sempre leva a terríveis interpretações da Bíblia..

O primeiro e principal princípio em como entender a Bíblia é manter tudo em contexto.

Tudo na bíblia aponta para jesus

Jesus disse que todas as Escrituras o testemunham. Isso significa que, em geral, toda parte da Bíblia aponta de alguma forma para Jesus. Por exemplo, a lei Mosaica aponta para a nossa incapacidade de manter a lei e o cumprimento da lei por Jesus. O templo prefigura Jesus como o novo templo.

Você pode ir ao mar sobre isso, como tentar maraticamente cada item no templo a Jesus. As cinzas representam as cinzas que cairão quando Jesus retornar em um cavalo branco!, Mas, em geral, esse é um princípio muito útil para ter em mente.

Leia a Bíblia completa pelo menos uma vez

Obviamente, a leitura de toda a Bíblia várias vezes é ideal, mas lê-la sequencialmente pelo menos uma vez é essencial. Isso dá uma sensação para o arco geral das Escrituras.

Se você precisar de ajuda, há métodos de ler a bíblia mais facilmente clique aqui para saber mais.

Leia os Grupos da Escritura Juntos

A Bíblia é agrupada em seções relevantes. O Antigo Testamento é agrupado na lei, nos profetas e nos escritos.

O Novo Testamento é os evangelhos, os Atos, as epístolas de Paulo, as epístolas gerais, os Hebreus e a Revelação.

Cada grupo de livros tem seu próprio sabor divino. A lei mostra a lei perfeita de Deus e nossa incapacidade de mantê-la.

Os escritos contêm a sabedoria de rua de Deus para todas as situações que encontramos no cotidiano. Os evangelhos revelam o Filho de Deus.

Ler em grupos permite que você obtenha uma compreensão mais completa dos caminhos e da sabedoria de Deus.

Compreenda os gêneros bíblicos

Isso vincula a compreensão do contexto. Todo livro da Bíblia cai em um gênero específico. A Canção de Salomão é poesia e deve ser interpretada como poesia, não como comandos como a lei.

As epístolas são letras e seguem as convenções das letras. O Apocalipse é apocalíptico, o que significa que ele contém muitos elementos simbólicos.

Se você não entende gêneros, você pode obter interpretações realmente malucas, como aquele cara que escreveu o livro 88 Razões, Jesus retornará em 1988.

Ou deixado para trás (brincadeira, mas não uma piada porque eu não acredito nessa interpretação!).

Você quer saber como entender a Bíblia? Compreenda os gêneros.

Conheça o povo original.

Conhecer o público original de cada livro é extremamente útil. Isso faz com que muitas peças de quebra-cabeças caírem no lugar.

Tome Gálatas, por exemplo. Era principalmente para os gentios que tinham sido convertidos no ministério de Paulo.

Esses gentios estavam sendo assediados por judeus que disseram que precisavam seguir os costumes judaicos para serem verdadeiros cristãos.

Conhecer esse simples fato mostra a razão por que Paulo estava tão incitado sobre o assunto aparentemente estranho da circuncisão.

Conheça a teologia bíblica.

Quanto melhor você conhece sua teologia o que a Bíblia tem a dizer sobre um determinado assunto, melhor será a sua compreensão geral das Escrituras.

Compreender as principais doutrinas teológicas pode ajudá-lo a entender os versículos que parecem fora de lugar.

Por exemplo, em Tiago 2: 14-26, parece implicar que boas obras são de alguma forma necessárias para a salvação.

Conhecer a doutrina da justificação evita que você faça esse erro de interpretação e o obriga a pensar nesse versículo de um ângulo diferente.

Um simples ponto de partida para aprender teologia é necessário, vinte princípios que todos os cristãos devem saber.

Ouvir a Bíblia

As pessoas esquecem que a Bíblia originalmente deveria ser ouvida. Muitos dos destinatários originais não conseguiram ler e aprender a Bíblia ao ouvir que alguém lê em voz alta.

Ouvir a Palavra lida pode dar-lhe novos olhos em passagens específicas e ajudá-lo a entender a Bíblia de maneiras nunca antes.

Leia diversas traduções da bíblia

Eu sempre recomendo começar com uma tradução mais literal “palavra por palavra”em seu estilo de tradução para que você possa obter o máximo possível do significado original.

A versão padrão inglesa e a Bíblia padrão cristã são boas opções aqui.

No entanto, ler várias traduções da mesma passagem pode desbloquear diferentes tons de significado que você pode ter perdido anteriormente. Às vezes, é útil mover-se de um estilo de tradução mais literal para uma paráfrase.

Use comentários na leitura da bíblia.

Eu não acho que os comentários devem ser sua primeira parada quando se trata de entender as Escrituras. É melhor trabalhar com os versículos, permitindo que o Espírito Santo lhe dê uma compreensão mais profunda.

Mas os comentários de homens e mulheres realmente inteligentes podem realmente ajudar, especialmente quando se chegam a passagens mais firmes.

Os comentários dão clareza sobre os significados das palavras, o contexto histórico, o enredo bíblico e muito mais.

Eles são extremamente úteis para pessoas mais densas.

Leia um livro único muitas vezes

Às vezes, pode ser imensamente útil para mergulhar em um único livro por um longo período de tempo. Lembro-me de ter ouvido um pastor dizer que houve um longo período de tempo quando ele leu o livro de Salmos repetidamente pela saúde de sua alma.

O modo de mergulhar profundamente em um único livro permite que você escolha as nuances que você nunca obteria em uma única passagem.

Isso força você a lidar com os argumentos lógicos do autor e o empurra para uma compreensão mais completa.

Que tal participar de um estudos bíblicos.

A Bíblia deve ser estudada em solidão e comunidade. Ambos são necessários para uma compreensão holística da palavra de Deus. Participar de um estudo da Bíblia coloca você em um lugar onde você pode obter o entendimento de outros.

Sim, é preciso humildade dizer que você não entende todas as partes da Bíblia. Mas Deus honra a humildade e lhe dará compreensão de que você não ganharia de outra forma.

Se você quer saber como entender a Bíblia, pergunte aos outros como eles a lêem!

Faça perguntas sobre as passagens.

Você sempre deve fazer perguntas sobre o texto. Por que Deus queria que este verso específico fosse incluído? Por que Deus queria que eu, um cristão do século 21, conhecesse a genealogia de Jesus? Com o que a circuncisão tem com agora?

Não basta ignorar os versículos que você não entende. Pare. Questão. Pressione mais fundo. Volte e leia versos anteriores e versos seguintes. Examine o contexto maior.

Se você quer saber como ler a Bíblia, é difícil vencer simplesmente fazendo muitas perguntas.

Memorize as Escrituras Bíblicas.

Divulgação completa: sugiro memorizar a Bíblia. Quero dizer, como, seriamente ruim. Provavelmente tenho mais fatos da Star Wars na minha cabeça do que os versículos da Bíblia.

Dito isto, memorizar as passagens da Bíblia pode ajudá-lo a entender a Bíblia de maneiras novas e novas. À medida que você transforma um verso em sua mente repetidamente, o Espírito Santo desbloqueará muitas vezes coisas que você nunca viu antes.

Não acredite nos outros busque.

Isso parece super paranoico e não é realmente o que quero dizer. Eu simplesmente quero dizer que, quando se trata de entender a Bíblia, não confie no que outra pessoa lhe diz.

Descubra por si mesmo. Se o seu pastor diz algo, teste-o contra o que a Bíblia.

Leia a bíblia com reverência

Eu admito que muitas vezes eu dou a palavra de Deus com cautela. Eu não dou a atenção que merece, a paixão que é digna, ou a devoção que ele manda.

É a Palavra de Deus! O próprio Deus expôs estas palavras, inerrantes e inspiradas, para me ensinar, me revelar e guiar na vida alegre e eterna.

Querido Deus! Me perdoe! Não posso acreditar o quanto de um idiota pecaminoso eu sou às vezes.

A palavra de Deus merece sua e nossa Profunda reverência.

Leia Com Humildade.

Você nunca entenderá a palavra de Deus se você a ler com arrogância. Deus não permitirá que suas palavras sejam julgadas por você, ou qualquer outra pessoa para esse assunto.

Aqueles que se recusam a se submeter à Palavra de Deus acharão seu entendimento confuso, como se estivessem tentando ver uma dessas imagens em 3D que são basicamente impossíveis.

A postura adequada antes da Bíblia é de uma humilde receptividade. Uma atitude de Deus, me ensine. Estou aqui para ouvir não falar.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (9 votes, average: 4.56 out of 5)
Loading...

1 Comment

  1. Pingback: Dicas Para Saber Como Ler e Entender a Bíblia Corretamente

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *