Como Vencer a Depressão Com a Ajuda De Deus

como vencer a depressão

Como vencer a depressão e ansiedade com a palavra de Deus. Os Versículos da Bíblia podem ajudar qualquer pessoa lutando com depressão e ansiedade. Superar a depressão e a ansiedade com a palavra de Deus.

O mundo em que vivemos está cheio de negatividade, ódio e divisão.

A cada dia, muitas pessoas são feitas para sentir que não são boas o suficiente. Que lhes falta uma certa qualidade ou característica. Que eles precisam fazer mais, ganhar mais, olhar melhor para ser aceito.

Muitas pessoas se sentem inferiores por causa de sua raça, cultura, casta e pobreza. Problemas de relacionamento, vícios, doença, dívida podem levar à depressão.

Mas apoiando-se na palavra de Deus é uma das formas que podemos usar para vencer problemas relacionados a depressão.

Continue lendo esse estudo completo sobre como a bíblia e seus ensinamentos podem ajudar nos sintomas de depressão.

Leia Também ➝ Saia Da Depressão Em 21 Dias

Como Vencer a Depressão Com a Palavra De Deus

A Bíblia tem muito a dizer sobre depressão; curiosamente, as causas e soluções não são o que são comumente pensado nos círculos cristãos.

Este artigo irá oferecer insights que podem ajudar a apagar o estigma associado à depressão e vê-lo em uma nova luz.

João 16: 33
Eu vos disse estas coisas, para que em mim tenhais paz. Neste mundo terás problemas. Mas tem coragem! Eu superei o mundo.”

Quando visto corretamente, não há mais estigma ou vergonha associada à depressão do que qualquer outra doença.

Para aqueles que sofrem de depressão, por favor, entendam que não estão sozinhos em seus sentimentos, não saindo de sua mente, a confusão é comum, e a inexplicável nuvem negra pode ser levantada.

Uma triste verdade é que muitos cristãos sofrem de depressão e ou não sabem (eles são miseráveis, mas não sabem por quê) ou não podem admiti-lo porque eles pensam que seria admitir um problema espiritual.

Assim, eles sofrem em silêncio esperando e orando por libertação; mas as consequências de não fazer nada muitas vezes resultam em mais complicações.

Para sermos os consoladores de 2 Coríntios 1: 6 (e para nos ajudarmos a nós mesmos) temos que entender as causas da depressão, evitar falsas suposições e compreender os conceitos de como ganhar a vitória.

Veremos que o nosso cérebro funciona mal como qualquer órgão ou sistema do nosso corpo.

Seríamos amáveis consoladores se fôssemos a uma pessoa com diabetes (ou qualquer doença física) e lhes disséssemos que seu problema era devido ao pecado ou falta de fé?

De um modo geral, estaríamos errados e estaríamos apenas a lançar a miséria sobre a miséria e a piorar as coisas.

Coríntios 1: 3-4
3 Louvado seja o Deus e o pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai da compaixão e Deus de todo o conforto, 4 que nos conforta em todos os nossos problemas, para que possamos confortar aqueles em qualquer dificuldade com o conforto que nós mesmos recebemos de Deus.

Versículos Da Bíblia Para Vencer a Depressão

Descubra o que a Bíblia diz sobre depressão e como combatê-la. Encontre a Escritura que nos encorajará a encontrar paz e alegria no meio de circunstâncias e sentimentos deprimentes. Supere a depressão com a ajuda de Deus e do Seu Espírito Santo!

Ao longo do artigos você vai acompanhar alguns versículos bíblicos que tratam da depressão segundo a palavra de Deus.

Deuteronômio 31: 8
O próprio Senhor vai diante de vós e estará convosco; Nunca vos deixará nem vos desamparará. Não tenham medo, não desanimem.”

sintomas da depressão
Sintomas da depressão

Entendendo o Que é Depressão

O que é depressão?: Depressão é um tom emocional prolongado dominando a visão e o humor de um indivíduo.

Humores normais de tristeza, tristeza e alegria são tipicamente de curta duração e parte da vida cotidiana, mas estes podem progredir para um estado mental deprimido.

Salmo 34: 17
Os justos clamam, e o Senhor os ouve; ele os livra de todas as suas angústias.

Outros sintomas frequentemente acompanham a depressão, mas os sintomas mais comuns da depressão principal são:

Sintomas de Depressão

  • Tristeza profunda ou vazio
  • Apatia, perda de interesse ou prazer nas atividades habituais,
  • Agitação ou agitação, hiperatividade física ou inatividade,
  • Perturbações do sono,
  • Perturbações do peso/apetite,
  • Capacidade diminuída de pensar ou concentrar,
  • Sentimentos de culpa excessiva, auto-censura ou falta de valor,
  • Sensação de fadiga ou perda de energia, e pensamentos mórbidos de morte ou suicídio.

Se uma pessoa experimentar pelo menos cinco destes sintomas durante um mês, eles têm depressão grave.

A depressão ligeira seria tipicamente definida como tendo dois a quatro destes sintomas durante mais de um mês.

Salmo 42: 11
Por que, minha alma, estás em baixo? Porque estás tão perturbado dentro de mim? Põe a tua esperança em Deus, pois ainda o louvarei, meu Salvador e meu Deus.

O distúrbio Bipolar (depressão maníaca) inclui oscilações de humores profundamente depressivos para humores loucamente maníacos (exaltação, irritabilidade, hostilidade, pensamentos inflacionados de si mesmo, ostentação) com muitas intensidades e variações.

Quando perguntado “o que te traz prazer na vida”, a maioria das pessoas não salvas e deprimidas olharão para baixo e, finalmente, dirão algo como “nada”.

Os salvos são mais guardados porque temem que se admitirem nada “eles serão considerados não espirituais, então eles dizem algo como” ser salvo “ou” conhecer Cristo.

A pessoa salva e deprimida geralmente sabe sobre suas bênçãos eternas e celestiais, pelas quais eles são gratos, mas eles se sentem presos agora por tons emocionais inexplicáveis e humores.

Passagens bíblicas: depressão é a ascendência e tirania de nossas emoções sobre nossas vidas. Assim,

Provérbios 15:13 diz: “um coração alegre faz um semblante alegre; mas pela tristeza do coração o Espírito é quebrado.”Muitas vezes, um desânimo iniciador leva à tristeza, o que leva à dor prolongada, e, em seguida, em uma espiral descendente para a depressão.

Depressão é um problema universal, mas ninguém realmente sabe se os personagens bíblicos tinham o que chamamos depressão, ou se seria mais apropriado dizer que eles sofreram emocionalmente.

No entanto, Paulo, em 1 Coríntios 10:13, diz: “não vos tem sido feita nenhuma tentação, senão aquela que é comum ao homem; mas Deus é fiel, que não vos deixará ser tentado acima de tudo o que sois capazes”.

Tentação pode significar provação, calamidade ou aflição. Assim, devemos entender que nossas aflições atuais também eram comuns aos grandes personagens bíblicos.

David foi esmagado pela dor e tristeza, seu coração estava desolado, e suas lágrimas caíram toda a noite (Psa. 61:2, 77:2-3, 142:4, e 143: 4). Jonas, Jeremiah (Jer. 15), Jó e Elias (I Reis 19) são outros exemplos.

Sempre que os personagens expressam rejeição, solidão, auto-piedade, desesperança, dor esmagadora, e desejam não ter nascido, parece que eles estão expressando mais do que tristeza temporária, mas sintomas clássicos de Grande Depressão.

Paulo tinha sintomas clássicos: sua carne não tinha descanso, ele estava perturbado de todos os lados, ele foi lançado para baixo, ele tinha medos dentro, e ele desesperou de vida (II Cor. 1: 8 & 7: 5-6).

Hannah (I Samuel 1) teve muitos dos sintomas da depressão e seu líder espiritual a acusou instantaneamente e incorretamente de um problema espiritual.

Salmo 37: 23-24
23 O Senhor endurece os passos daquele que se deleita nele; 24 ainda que tropece, não cairá, porque o Senhor o sustém com a sua mão.

Parece que há uma verdade universal a respeito da depressão, ou seja, os não-deprimidos raramente entendem a dor incansável envolvida, os sentimentos de desesperança (nesta vida, não uma vez libertada deste corpo), e pensam que a pessoa deve apenas pegar-se e superar isso.

Não é assim tão fácil. Na verdade, quando essa parte do cérebro que media as emoções não está funcionando corretamente, ajuda médica (não crítica) é muitas vezes necessária.

Considerações Sobre a Depressão

A cada ano a depressão atinge milhões de Pessoas no Brasil.

Os cristãos mais velhos têm mais depressão do que os mais jovens; isso significa que a maturidade espiritual não tem utilidade?

Não, o que isto indica é que as pessoas mais velhas têm mais disfunções bioquímicas e cerebrais à medida que envelhecem; a depressão é uma consequência natural.

Da mesma forma, mais mulheres (duas a três vezes) têm depressão do que homens.

As mulheres não têm mais problemas espirituais do que os homens, mas eles processam eventos adversos de forma diferente do que os homens, e, eles têm uma química corporal complexa que pode sair do equilíbrio, ambos levando à depressão.

As mulheres tendem a tomar eventos adversos e internalizá-los e assumir a culpa-este é um problema de processamento de pensamento.

Isaías 41: 10
Não temais, pois eu estou convosco; não vos espanteis, porque eu sou o vosso Deus. Fortalecer-te-ei e ajudar-te-ei; apoiar-te-ei com a minha mão direita justa.

Os homens tendem a reagir aos mesmos eventos com escapismo (esportes, TV, obsessões sexuais, álcool); o que pode mais tarde resultar em doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, etc.

Mais uma vez, um problema de processamento de pensamentos, mas com resultados diferentes.

Há outra diferença: as mulheres tendem a sentir a sua depressão (tristeza/culpa) enquanto os homens a agem no seu comportamento (raiva, hostilidade e frustração).

Causas Da Depressão

Compreender as causas da depressão é muito útil para encontrar a solução. É raro que haja apenas um agente causador, geralmente há vários no trabalho.

Listados abaixo (sem ordem específica) são alguns fatores conhecidos para contribuir para a depressão:

  • Carência ou excesso de nutrientes
  • Medicamentos (prescrição, ilícitos, cafeína)
  • Hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue)
  • Desequilíbrios hormonais
  • Alergia
  • Metais Pesados e tóxicos
  • Abuso sexual quando criança
  • Culturas/toxinas microbianas
  • Condições médicas (acidente vascular cerebral, doença cardíaca, cancro, Parkinson, diabetes, tiróide)
  • Privação de luz natural
  • Factores psicológicos (em geral, tratamento deficiente do pensamento))
  • Fatores espirituais

A depressão pode ter sua fonte em nosso corpo, alma ou espírito. O nosso corpo pode afetar a nossa alma e o nosso espírito e vice-versa.

Salmo 42: 11
Por que, minha alma, estás em baixo? Porque estás tão perturbado dentro de mim? Põe a tua esperança em Deus, pois ainda o louvarei, meu Salvador e meu Deus.

Por exemplo: se alguém tem uma função tiroideia baixa pode afetar a alma (por exemplo, as emoções) levando à depressão que, em seguida, afeta a vida espiritual.

Afetar a nossa vida espiritual não significa mudar a nossa posição ou posição em Cristo, significa coisas como um alcance/Ministério menos produtivo e uma vida de oração mais auto-orientada.

Desde a década de 1990 que a investigação tem contribuído para clarificar toda esta questão e agora existe uma melhor compreensão das causas e das soluções.

O lobo frontal do cérebro (atrás da testa) é agora conhecido por estar intimamente envolvido no bem-estar emocional.

Reconhece-se que uma das características de praticamente todas as pessoas deprimidas é uma diminuição significativa no fluxo sanguíneo e atividade do lobo frontal.

A principal causa da insuficiência da função do lobo frontal é um estilo de vida prejudicial a mesma causa da maioria das nossas doenças físicas.6

Não há dúvida de que as reduções na função do lobo frontal estão no centro da depressão.

Elogiar esta pesquisa é a constatação de que as crianças deprimidas têm lóbulos frontais significativamente menores do que as crianças não deprimidas.

A evidência indica que os problemas do lobo frontal são a causa e não o efeito.

A função adequada do lobo frontal requer fluxo sanguíneo adequado e química dos nervos.

À medida que a neblina cobre um belo prado, a depressão turva a própria vida; a existência torna-se sombria e escura.

Tem sido descrito como escuridão visível. Pode-se ir para a cama sentindo-se bem só para acordar com uma enorme tristeza que não pode ser explicada ou escapada.

Com nutrição adequada, mudanças de estilo de vida e uma forma renovada de processar os eventos de nossas vidas, podemos quebrar esse nevoeiro em um dia ensolarado.

“Um coração alegre faz o bem como um remédio; mas um espírito quebrado seca os ossos” (Provérbios 17:21).

Consequências: agora que é claro que a depressão está relacionada a muitos fatores, principalmente ao mau funcionamento do lobo frontal, vamos considerar as consequências da depressão.

Depressão enfraquece o sistema imunológico a atacar as células de câncer, aumenta o risco de acidente vascular cerebral fatal em 50%, aumenta o risco de morte súbita cardíaca em sobreviventes de ataque cardíaco em 250%.

E aumenta as complicações de uma pneumonia.7 verificou-se que a depressão aumenta os níveis de hormônio do estresse, hipertensão e dores de cabeça; complica a diabetes e é a principal causa de suicídio.

O ponto é claro, a depressão deve ser tratada precocemente ou pode levar a consequências fatais.

No entanto, devido à sua doença, as pessoas deprimidas têm diminuído a capacidade de combater a sua própria doença, por isso a ajuda é muitas vezes necessária para tirá-los do poço do desespero.

Como o cérebro funciona: pelo desígnio de Deus, toda a atividade cerebral (cada pensamento, sentimento e emoção, cada ordem que o cérebro envia aos órgãos e células) é o produto de sinais eletroquímicos.

Os sinais elétricos do cérebro requerem um químico para transportar o sinal através de uma pequena abertura (Sinapse) entre as células.

Os químicos usados para fazer isso são chamados neurotransmissores. Para termos um sistema funcional precisamos de uma quantidade adequada de neurotransmissores.

O neurotransmissor mais frequentemente associado à depressão é a serotonina.

As pessoas deprimidas têm baixos níveis de serotonina. Assim, eles têm debilitado o envio de mensagens cerebrais, especialmente relacionadas com emoções e humor.

A serotonina é produzida no cérebro a partir de triptofano (uma proteína), que é convertida em 5-HTP, e depois em serotonina.

Alguma serotonina é convertida em melatonina, a hormona necessária para o sono adequado (assim, a ligação entre depressão e distúrbios do sono).

Uma causa de baixa serotonina é a falta de uma enzima que converte triptofano em 5-HTP.8 antes de prosseguir, basta pensar como seria injusto dizer a uma pessoa deprimida que está faltando esta enzima necessária que eles têm um problema espiritual.

Como um médico disse a uma querida irmã em Cristo que simplesmente não conseguia entender por que ela não conseguia superar sua depressão, “pare de se martirizar sobre isso, seu corpo apenas não produz serotonina suficiente.”

Recomendados Para Você:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *